Visitas*

contador de visitas gratis

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cineasta chileno Raúl Ruiz morre aos 70 anos em Paris

Diretor filmou mais de 150 produções, mas nem ele mesmo sabia quantos filmes fez

Raul Ruiz
O diretor chileno Raúl Ruiz
O cineasta chileno Raúl Ruiz morreu na manhã desta sexta-feira (19) em Paris, aos 70 anos, em consequência de uma infecção pulmonar, informou seu produtor, François Margolin.
Ruiz, cineasta e teórico do cinema radicado na França, país em que buscou exilou após o golpe militar de 1973, conquistou reconhecimento internacional no início dos anos 80 com filmes como As Três Coroas do Marinheiro (1983) e A Ilha do Tesouro (1985).

O filme Mistérios de Lisboa valeu a ele prêmio Concha de Prata de melhor diretor em 2010 do Festival de Cinema de San Sebastián (na Espanha). Recentemente, ele estava trabalhando na montagem do longa-metragem La Noche de Enfrente rodado no Chile em abril.
O sepultamento do diretor, que nasceu em 25 de julho de 1941 e deixa uma carreira que supera 150 obras, será no Chile. Na próxima terça-feira será realizada em Paris uma cerimônia em sua homenagem.
Ruiz desenvolveu na França e em Portugal grande parte de sua carreira, e segundo Margolin, "nem ele mesmo sabia quantos filmes havia feito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Arquivo do blog